Liyla and The Shadows of War

O game criado por Rasheed Abueidah e ambientado na faixa de Gaza, coloca em questionamento o conflito entre Palestina e Israel abordando fatos extremamente atuais. O jogador deve controlar uma personagem em um ambiente hostil cheio de perigos que uma guerra gera para civis. No meio do cenário de guerra ainda deve proteger a esposa e sua filha Liyla; o visual é bastante similar ao do jogo “Limbo".

Liyla and The Shadows of War faz parte da programação do ApertaStart, no GAMES FOR CHANGE.

Preparado? Então #ApertaStart e vamos nessa!
(fonte: UpdateOrDie)

Street Fighter II

Lançado em 1991, é considerado, segundo o site IGN, um dos mais influentes games de luta todos os tempos.
Street Fighter II conta com 8 personagens que você deve conhecer bem: Ryu, Ken, Chun-Li, Guile, Blanka, Dhalsim, Zangief e E. Honda.

Quem já jogou o game? Conte pra nós sua lembrança aqui nos comentários. Street Fighter II faz parte da programação do ApertaStart, no GameRetrô.

Preparado? Então, #ApertaStart e vamos nessa!

(fonte: IGN)

HUNI KUIN

Huni Kuin: Os Caminhos da Jiboia foi produzido pelos índios da comunidade Kaxinawá em parceria com profissionais de arte e tecnologia e de estudantes de pós-graduação em antropologia da Universidade de São Paulo, USP. O game foi desenvolvido a fim de abordar a cultura do povo Kaxinawá (ou Huni Kuin), e conta a história de um jovem caçador e sua irmã artesã, que viverão uma série de desafios para se tornarem, respectivamente, um curandeiro (mukaya) e uma mestra dos desenhos (kene). Por meio da imersão no universo Huni Kuin os jogadores podem entrar em contato com os saberes indígenas, como os cantos, grafismos, histórias, mitos e rituais deste povo. (fonte: Drops de Jogos).​
Huni Kuin faz parte da programação do ApertaStart, no GAMES BRASILEIROS. Preparado? Então #ApertaStart e vamos nessa!

Porcunipine

Originado na Ludum Dare #28, uma game jam [maratona de produção de jogos] com o tema “você só tem um”, Porcunipine tem como protagonista um porco-espinho careca em uma arena cheia de inimigos dispostos a atacá-lo. “É um shoot’em up, em que você só tem uma bala”, explica André Rodrigues, desenvolvedor da Big Green Pillow, responsável pelo projeto. Depois de atirar o derradeiro espinho, você precisa sair correndo pela arena sem ser atingido pelos inimigos para buscar sua arma (e começar tudo de novo). (fonte: IGN).


Porcunipine faz parte da programação do ApertaStart, no GAMES BRASILEIROS.
Preparado? Então #ApertaStart e vamos nessa!

FRAMED

“Framed”, do estúdio australiano Loveshack, que usa a estética dos quadrinhos policiais noir e tem como grande diferencial sua jogabilidade inusitada, que se dá através da movimentação de enquadramentos, criando diversas narrativas.  No game, controlamos um personagem que foge da polícia, um homem com uma maleta. A missão do jogador é ir trocando a ordem dos quadros para que ele possa escapar sem problemas.
Bastante inovador, Framed é vencedor de diversos prêmios. O game chamou atenção até mesmo de Hideo Kojima, criador da série Metal Gear Solid. A identidade visual de Framed também foi alvo de diversos prêmios. (fonte: MobileGamer e FILE).​
Framed  faz parte da programação do ApertaStart, no GAME ART. 

Preparado? Então #ApertaStart e vamos nessa!

Mario Kart8

​"O notório casco azul pode ser um alívio para alguns e carrasco para outros. Alívio quando você está com um revés no placar e não consegue sair das últimas posições, uma vez que o item atinge o primeiro colocado num ataque praticamente incontornável. De acordo com Hideki Konno, diretor e produtor do game, a ideia de inserir esse item no arsenal foi “impedir que o primeiro colocado ficasse eternamente em vantagem”."

Mario Kart 8 faz parte da programação do ApertaStart, no GAME PARTY.

Preparado? Então #ApertaStart e vamos nessa!
(fonte: TecMundo Games)

JOURNEY

Journey provou ser uma das experiências mais incríveis não só do PlayStation 3, mas da história dos videogames. Com apenas duas horas de duração, o game oferece uma aventura que percorre toda a gama de emoções humanas. A emoção de escalar sua primeira colina e olhar para a montanha no horizonte é inigualável. Nenhum jogo conseguiu superar a curiosidade lúdica que existe em encontrar um viajante -- no caso, outro jogador passando pela mesma experiência -- e acompanhá-lo na missão de desvendar os mistérios desse mundo desolado. Tudo isso, vale notar, sem usar uma palavra sequer para se comunicar com os seus companheiros de jornada. (fonte: IGN).​
Journey faz parte da programação do ApertaStart, no GAME ART. 

Preparado? Então #ApertaStart e vamos nessa!

ApertaStart é um evento de difusão da cultura game dentro do Projeto Lab.ArtGame. Ele proporciona um espaço de experimentações, vivências e integrações que utiliza jogos eletrônicos e videogames como ferramentas de fruição e interação entre o público presente e bens culturais.

No dia 01 de outubro de 2016 acontece a primeira edição aberta ao público. O evento será realizado no Centro Cultural Palace em Ribeirão Preto SP. A Programação contará com as seguintes atrações: Games Brasileiros: Porcunipine e Huni Kuin (Kaxinawá). Games for Change: Saindo do Armário e Liyla and The Shadows of War. Game Art: Journey e Framed. Game Party: Mario Kart 8 e Just Dance (DGA - Dance Game Area). Games Retrô: Street Fighter II.

E mais, Arena PoPKai: Card Games: Yu-Gi-Oh e Magic. BoardGame: Carcassone, Zumbi Dice e Age of War. 

ApertaStart é organizado pelo Lab.ArtGame e NPortátil, com o apoio do Centro Cultural Palace, DGA (Dance Game Area) e PoPKai.

Saindo do Armário

O game Saindo do Armário - Coming Out Simulator, criado pelo canadense Nick Case, revisita uma situação específica na vida do artista, que assumiu sua sexualidade aos pais, conservadores que só, numa noite qualquer, em 2010… e que acabou tornando-se inesquecível. Nick é o próprio narrador do jogo. Dialogando com o jogador, ele nos conduz através de uma série de situações e decisões que devemos tomar para tornar sua “saída do armário” o mais “indolor” possível. 

Saindo do Armário faz parte da programação do ApertaStart, no GAMES FOR CHANGE.

Preparado? Então #ApertaStart e vamos nessa!

Just Dance

É um jogo eletrônico de música desenvolvido pela Ubisoft. Depois de selecionar uma música, um dançarino ou dançarina é apresentado na tela, os jogadores seguem os movimentos  e sua coreografia. Os jogadores são julgados em uma escala de classificação de acordo com a precisão de seus movimentos em comparação com os d@ dançarin@ na tela, e recebem pontos. Just Dance pode ser jogado por até quatro jogadores ao mesmo tempo. (fonte: Wikipédia).


Just Dance  faz parte da programação do ApertaStart, no GAME PARTY. 


Preparado? Então #ApertaStart e vamos nessa!