Saindo do Armário

(Coming Out Simulator)

Criado pelo canadense Nick Case durante a Nar8 Game Jam, evento que propõe aos seus participantes a criação de narrativas digitais originais e interativas, Coming Out Simulator é um jogo sobre deixar qualquer máscara pessoal cair e tornar-se aquilo que você de fato é.

Nick é o próprio narrador do jogo. Dialogando com o jogador, ele nos conduz através de uma série de decisões e situações que mostram como Nick assumiu sua sexualidade para os pais. Mas será que tudo é tão verdadeiro quanto parece? Cada escolha afeta a reação dos outros personagens e altera todos os rumos da narrativa; assim, cada vez que se joga, é única.

Dessa forma, o jogador descobre o que de fato aconteceu com Case em sua vida real, sem deixar de explorar possibilidades do que poderia ter acontecido também. A experiência é tocante, e estar em contato tão aberto com o narrador/desenvolvedor faz com que o público crie uma empatia quase imediata por ele.

A equipe do Lab Art Game oferece a versão em português de Coming Out Simulator, intitulada Saindo do Armário. A versão original está no site oficial de Nicky Case, bem como o seu código aberto – para todos os fins, Coming Out Simulator é um jogo de domínio público.

Clipping